Mentiras...
6:11 PM | Author: CD_Brasil
"Não cometerás falso testemunho ". Bíblia Sagrada, 9º Mandamento das Leis de Deus.

Na Bíblia, a MENTIRA é um dos dez pecados capitais. Na escala divina, não há uma graduação de qual pecado é o maior: matar alguém ou invejar a mulher do próximo é tão pecado quanto mentir, aos olhos de Deus.

"A verdade transforma as palavras em facas" Eurípedes - Iphigenia

Na visão teatral de Eurípedes, a MENTIRA é o escudo dos fracos. Na peça Iphigenia, ele mostra o homem como ele realmente é, ou seja, quase sempre perverso e fraco.

"Não importam os fatos e sim as versões" Getúlio Vargas

Na visão política de Getúlio, qualquer versão ou ponto de vista é uma MENTIRA. Ao descrevermos um fato, tendemos a impregna-lo de pontos de vista pessoais: o fato deixa de existir e a versão é o que passa a contar. Versões sujeitas a reavaliações do decorrer do tempo, afinal, os pontos de vistas são extremamente dinâmicos.

Na Religião, na História e na Arte a MENTIRA é um ato condenável e está associada às idéias de pecado, franqueza e estratégia. Porém, por mais imoral ou danosa que possa parecer, a mentira é um ato social: todos nós, vez ou outra, usamos a MENTIRA: eu já menti, você já mentiu.

Você já foi vítima de uma MENTIRA? Eu NÃO. Eu nunca fui uma “vítima”...

Se já fui enganada? Eu NÃO. Mas, já me enganei...

A MENTIRA é um jogo e entra no jogo quem quer... É possível pegar um mentiroso: cedo ou tarde! Como? É muito fácil mas é muito difícil...

Fácil mesmo! Não estou me referindo à metodologia existente: Grafologia, Polígrafo (ou detector de mentiras), Stress na expressão (gagueira, agitação, nervosismo), Tortura, Ameaça, Roschard (aquelas gravuras estranhas) ou no uso da bebida (in vino veritas - no vinho, a verdade – título deste BLOG!). Fácil porque não há nexo nas MENTIRAS: não há uma única mentira - uma mentira leva a outra mentira e assim sucessivamente criando uma enorme rede de mentiras. Qualquer pessoa mais observadora vê facilmente as peças não se encaixarem.

Difícil porque a vítima da mentira vira um agente da mentira. Ela aceita a mentira e mente para si mesma. Freqüentemente:
  • Descrevemos a MENTIRA como uma VERDADE que deixou de acontecer;
  • Substituímos o termo MENTIRA pelos termos “falha de comunicação” ou desinformação;
  • Usamos o efeito da Retórica: aumentamos ou diminuímos o peso de uma MENTIRA para alcançar um efeito ou influenciar um resultado;
  • Aceitamos em MENTIRAS por que nelas queríamos acreditar!

O fato de a pessoa mentir de vez em quando não implica que ela seja vil. É simplesmente humano!


Vil é o sentimento da “vítima” diante da VERDADE.

|
This entry was posted on 6:11 PM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: